quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vídeo Projeto Praga Moderna

Projeto: Praga Moderna





INTRODUÇÃO
O mundo moderno oferece a humanidade toda forma de conforto que o homem não dispensa, nem que para isso venha a sofrer as conseÃO
quências. Até pouco tempo atrás levávamos para o supermercado e para a feira uma sacola retornável de tecido, palha ou plástico, na qual conduzíamos as nossas compras... Esse costume foi esquecido no momento que nos foi oferecido a sacola descartável (1862), que apesar de prática e barata tornou-se um grande problema.
Repensar maus hábitos e costumes é sinal de inteligência e bom senso e é por isso que alguns países já pensam em banir definitivamente as sacolas de seus supermercados. A utilização de sacolas retornáveis é uma ação simples, barata e saudável que todos podem adotar. Essa idéia vai de encontro à “filosofia” dos seis R's do consumo consciente: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar.
METODOLOGIA
Em busca de uma maior interdisciplinaridade fazendo assim interação entre as áreas do conhecimento, as atividades desenvolvidas nesse projeto referem-se a uma metodologia em consonância com os PCN's.
Neste contexto, se faz necessário desenvolver atividades como: embasamento teórico, visita ao lixão da cidade para fazer constatação da quantidade de sacolas consumidas na cidade, visita aos comércios, entrevista com revendedores de sacolas plásticas, comerciantes e consumidores, pesquisas, enquêtes, construções de gráficos e tabelas, reunião com os comerciantes e consumidores, blitz ecológica, exposição de vídeos, palestras, seminários, produção de sacolas de tecido, produção de textos de opinião, poesias, quadrinhos, acrósticos, paródias e desenhos, divulgação na rádio local, produção de vídeo , desfile intitulado 3R's do Lixo ao Luxo, exposição do projeto na praça matriz, produção de roupas usando material com esta temática, participação no educarede e blog da escola.


RESULTADOS
Foi identificado a princípio que a maior parte do lixo produzido na cidade é de origem plástica que por sua vez é queimado, pois não há nas proximidades nenhuma empresa de reciclagem específica para esse tipo de material. Além disso, o comércio tem um consumo muito alto e poucas pessoas se preocupam com a sua redução, ou pelo desconhecimento dos danos ou pela praticidade que ela apresenta. Porém, com o desenvolvimento do projeto desde 2009 foi detectada uma significativa mudança nas atitudes dos alunos assim como da comunidade civil. Percebemos o interesse pelo uso de ecobags e da própria redução das sacolas descartáveis, podemos provar isso através dos gráficos produzidos nesse ano. Identificamos também um grande interesse dos comerciantes do ponto de vista econômico, já que com esse trabalho haverá possibilidade de uma lucratividade maior. Na reunião ficou acordado que os mesmos se comprometeriam de apoiar o projeto e também de procurar revendedores para a disponibilização da venda de sacolas retornáveis.

Autores: Jeane Bezerra Freire
Vanessa Scomparim Cavalcante
Professora Orientadora: Nídia Paula Guerra.










quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Curiosidades : Você sabia que...



Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.
Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia.
De acordo com o Departamento de Conservação de Energia dos EUA, a queima de papel produz 8.000 Btu/libra enquanto a reciclagem recupera apenas 2.000 Btu/libra. Isto significa que, para que os processos se equilibrem, o papel teria que ser recuperado como polpa pelo menos 4 vezes, o que é difícil, já que a qualidade da fibra fica comprometida com a sucessão de reprocessamentos. Continue reading ‘Reciclagem de Papel’

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Trabalhos realizados no LEI sobre Meio Ambiente pela Professora Maria Edsonir



Produção Textual:
Alunos do 2º Ano - A



Desmatamento na Amazônia

Em tempo real?

A questão do desmatamento na Amazônia já é velha conhecida de todos nós, porém, quase nada, ou nada, é feito para amenizar essa situação.
No entanto, o governo anunciou um novo sistema que diz monitorar a devastação Amazônica em tempo real, contudo, esse sistema é falha no que diz respeito a entrega das informações que não é ao vivo, mas sim, por Sedex, dois dias depois, e, mesmo que esse sistema mostre eficácia, ainda há falta de pessoal capacitado e equipamentos capazes de prender os cortadores, que dispõem de várias maneiras de se esquivarem da fiscalização.
Então, é fato que necessita-se com urgência a máxima efetivação da fiscalização e que os projetos saiam de teses para a realidade, uma vez que, trata-se de um ecossistema mundialmente vital.

Autores: Carol, Jordana e Mariana Bezerra


Texto de Opinião:
Alunas do 2° Ano - A e 3° Ano - A





Será que tem jeito?

A Amazônia está sendo alvo de desmatamento, e o governo preocupado com esse problema resolveu implantar um sistema de monitoramento da floresta em tempo real. Daí surge a pergunta: será que tem jeito?
A verdade é que vai apenas amenizar a ação dos cortadores, pois vão ter que usar outras estrátegias para derrubar as árvores, pois estarão sendo monitorados por satélites, assim evitando desmatamentos maiores. Apesar desse sistema está só em tese, eu como defensora do Meio Ambiente creio que essa estrátegia vai melhorar a situação da Amazônia, prolongando essa área tão importante para nossas vidas e dos animais que lá vivem.
Autora: Jeane Bezerra

Dia do Meio Ambiente

Salvar o meio ambiente. Será que ainda é possível? Se é possível ou não, NÃO sabemos, mas temos a CERTEZA de que devemos fazer nossa parte. Isso não é mais questão de ser solidário, é de dependência, pois dependemos dessa salvação para sobrevivermos.
E o que será de nós, se o homem destruir o que nos resta do''meio'' ambiente? O próprio nome nos mostra o que ainda resta disso tudo: só metade, pois a outra metade já foi destruída, desgastada por nós, que prometemos salvar, mas só fazemos destruir, desmatar, desfigurar nossas próprias riquezas. Porém não é fazendo campanhas, que vamos salvar nosso ecossistema.
Temos que agir, mas agir todos os dias, e não somente em um dia e depois sair por aí dizendo que fez sua parte. SALVE O MEIO AMBIENTE. ELE AGRADECE E NÓS SOBREVIVEMOS!

Autora: Camila Bezerra





Ainda Temos Alternativas!

A cada dia que passa prejudicamos cada vaz mais o meio ambiente, e junto com ele e por nossa própria culpa, nos prejudicamos também.
Lixos nas ruas, nos mares, nos rios; lixo que demorará anos para se decompor e com isso deixando todos esses nossos lugares cada vez mais sujo. Sabemos o quanto o meio ambiente nos é importante, mais que isso, é algo vital. Projetos, campanhas e caminhadas são realizadas todo ano e o ano todo, e ainda assim continuamos com os mesmos maus hábitos de sempre, e eles só aumentam!!
Por que não cuidar do meio ambiente? Por que não nos conscientizarmos? Por que não reciclar? São perguntas, pensamentos e propostas que muitas vezes não saem de nossas cabeças, meros pensamentos e só.
O tempo está passando e o que temos de pensar é no futuro. O que serão de nossos filhos? E os nossos netos? E bisnetos? Ou até de nós mesmo? E por isso, pensando no futuro que temos que agir no presente.
Dia 05 de junho, o dia mundial do meio ambiente, mas de que adianta se muitas vezes tudo que fazemos, falamos e prometemos é esquecido no dia seguinte.
Precisamos conhecer cada vez mais a situação do nosso meio ambiente, a nossa situação! Vamos nos conscientizar de que dependemos de tudo isso e se queremos ter e dar um bom futuro, devemos agir agora, enquanto ainda temos alternativas.

Autora: Laynanda Guerra

Desmatamento na Amazônia

Em tempo real?

A questão do desmatamento na Amazônia já é velha conhecida de todos nós, porém, quase nada, ou nada, é feito para amenizar essa situação.
No entanto, o governo anunciou um novo sistema que diz monitorar a devastação Amazônica em tempo real, contudo, esse sistema é falha no que diz respeito a entrega das informações que não é ao vivo, mas sim, por Sedex, dois dias depois, e, mesmo que esse sistema mostre eficácia, ainda há falta de pessoal capacitado e equipamentos capazes de prender os cortadores, que dispõem de várias maneiras de se esquivarem da fiscalização.
Então, é fato que necessita-se com urgência a máxima efetivação da fiscalização e que os projetos saiam de teses para a realidade, uma vez que, trata-se de um ecossistema mundialmente vital.

Autora: Luana Carla



segunda-feira, 21 de junho de 2010

MAPA CONCEITUAL - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

JOGO DO MEIO AMBIENTE


Uma dinâmica divertida de praticar a Educação Ambiental

Prof. Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra

Objetivos:

- Identificar algumas representações de meio ambiente construídas pelas pessoas, através de um jogo de formação de palavras;

- Elaborar conceitos sobre o tema.

- Discutir as possibilidades do jogo como atividade educativa que pode superar a fragmentação e linearidade das disciplinas.

Procedimento:

- Reunir os grupos e distribuir 3 folhas de papel em branco, demonstrando como as mesmas vão ser dobradas, sempre ao meio, formando 32 retângulos iguais;

- Escrever nos retângulos as letras do alfabeto utilizando os restantes para repetir 3 vezes cada vogal, e ainda alguma das consoantes mais utilizadas, como o “s”, “r”, “c”, etc.

- Explorar o material com os participantes deixando-os forma as palavras que desejarem.

- Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;

- Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: MEIO AMBIENTE. O tempo de duração será determinado pelo professor;

- Ao final do jogo, recolhe-se os alfabetos e o representante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou painel de parede;

- Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.

- O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;

- O professor questiona o grande grupo sobre o que poderia ser feito com as palavras resultantes do jogo.

Sugestões:

Montar um mapa conceitual a partir das palavras formadas definindo os conceitos ecológicos - elementos bióticos e abióticos do meio, principais ecossistemas, cadeias e teias alimentares, biodiversidade de espécies, ciclos biogeoquímicos - e sócio-ambientais - ações antrópicas sobre este meio (poluição, desmatamento, etc.). Pesquisar e definir os principais conceitos em fontes bibliográficas (livros, revistas, Internet). Construção de frases utilizando as palavras; separação de sílabas; pesquisar alguns aspectos históricos, artísticos, religiosos, metafóricos, e assim por diante, relacionados ao ambiente. Formar conjuntos dos fatores (bióticos e abióticos), etc;


Obs: O tema utilizado na turma foi SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, a atividade escolhida foi o mapa conceitual.


Pesquisas na Internet Sobre Reciclagem


Exemplos de Produtos Recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.

- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.



Símbolo Internacional da reciclagem


Símbolos da reciclagem por material


Tirinha Relacionada ao Meio Ambiente: produzidas pelos os do 2° - A






quinta-feira, 17 de junho de 2010

Oficina de construção de Blog relacionada ao Meio Ambiente: uma experiência transformadora



O homem e o Meio Ambiente


O que nós queremos para o futuro do nosso planeta?

No princípio o homem se preocupava apenas com o seu bem estar, como se os recursos naturais fossem infinito.
Desta forma foi evoluindo intelectualmente, e a cada dia se preocupando com suas necessidades fisiológicas que hoje reconhecemos como abrigo, alimentação, emprego, enfim as necessidades básicas de um individuo. Uma vez satisfeitas essas necessidades, já procurava algo mais, como segurança, melhores amigos, satisfação do ego e auto-realização. Este processo não tem fim. É um ciclo vicioso. Onde a vaidade fala mais alto.
Com o passar dos tempos, a paisagem de um planeta natural, totalmente recoberto por árvores, rios limpos, solo perfeito foi desaparecendo, sendo substituído por um ecossistema artificial. Hoje, a cidade parece mais um ferro a vapor, liberando gases quentíssimos, principalmente nas horas de pico, quando as pessoas estão saindo do trabalho, da escola ou indo para um feriadão.
Como se não bastasse destruir as florestas para satisfazer suas necessidades básicas de moradia, poluem os rios diminuindo a vazão, prejudicando o transporte fluvial e desta forma afetando a biodiversidade aquática que, a cada década, extingue algumas espécies que talvez ainda nem tenhamos conhecido e que a sua ausência influencie ainda mais o aquecimento global.
O nosso planeta está se aquecendo, isto provocará eventos climáticos intensos, como secas, estiagens, vendavais inundações e outros fenômenos talvez mais catastróficos.
Os efeitos do aquecimento global têm sido observados em nossas geleiras e, como consequência ainda maior o aumento do nível do mar, que também acontece devido à propriedade de expansão das moléculas de água quando aquecidas.
Temos que repensar o nosso futuro, não adianta olhar para trás e chorar as águas poluídas e as árvores derrubadas. Nosso planeta já esta com uma população superior à sua capacidade natural, porem não tem mais volta. O segredo está em unirmos nossas forças e trabalharmos em prol de um desenvolvimento sustentável.


Autora: Edilza Santos Dutra Nery Ferreira

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente-homem.html

Já sabemos que Ecologia é a ciência que estuda a casa, o habitat, de todos os seres vivos. Mas como todos que moram numa mesma casa se relacionam de alguma forma, a Ecologia é também a ciência que estuda a relação entre os seres vivos e entre eles e sua casa. Ao falarmos de casa, estamos falando do planeta Terra, nossa grande morada.


Mas não se esqueça de que algo que faz parte da nossa vida todos os dias deve ser lembrado todos os dias! Imagine se limparmos nossa casa somente uma vez no ano? Ou se dermos comida ao nosso cão somente no dia de seu aniversário?! Se nos lembrarmos de cuidar de uma pessoa querida somente quando for "a semana dela"... Já imaginou? Impossível, né?!

Pois bem, não descuide de sua grande morada...

http://clickeaprenda.uol.com.br/